Estendendo a vida útil dos motores elétricos

Como os cabos blindados podem reduzir as correntes de rolamento prejudiciais

Ao operar motores elétricos com conversores de frequência, muitas vezes ocorrem correntes indesejáveis nos rolamentos, que podem afetar significativamente a vida útil dos rolamentos de contato. Cientistas da TU Darmstadt investigaram essas correntes de rolamento – e descobriram que elas podem ser reduzidas em alguns casos com a ajuda de cabos de alimentação de motor blindados.

Correntes de rolamento são correntes indesejadas que surgem durante a operação de motores elétricos. Eles fluem através dos rolamentos de rolos que conectam o rotor móvel ao estator fixo do motor. As correntes de rolamento ocorrem principalmente em inversores cuja velocidade é alterada usando um conversor de frequência e podem causar danos significativos aos rolamentos. Correntes de mancal com altas densidades de corrente podem ocorrer, principalmente se o conceito de aterramento estiver incorreto, fazendo com que o metal no anel do mancal derreta ou mesmo evapore. O resultado são crateras e as chamadas ondulações no rolamento, que são perceptíveis através do aumento das vibrações e do desgaste mais rápido. Como resultado, o rolamento geralmente falha alguns meses após a instalação.

Existem quatro tipos de correntes de rolamento, cada uma influenciada por diferentes fatores e com diferentes graus de impacto:

  •  As correntes capacitivas dos mancais são causadas pela tensão através do mancal mudando e compensando as correntes que fluem. Estes são normalmente muito pequenos para serem prejudiciais.
  • Correntes de rolamento de descarga (EDM) são correntes de descarga pulsadas. Eles podem ocorrer se a tensão aumentar no rolamento através do filme lubrificante até que ele seja quebrado eletricamente.
  • As correntes de rolamento circulares são correntes circulares na máquina elétrica. Isso é causado por um fluxo de anel magnético de alta frequência ao redor do eixo, que induz uma tensão ao longo do eixo.
  • Correntes de rolamentos rotor-terra podem ocorrer se o rotor do acionamento elétrico for adicionalmente aterrado através de uma caixa de engrenagens ou outro dispositivo e sua impedância de terra for menor que a do estator. A corrente flui proporcionalmente da carcaça do motor através dos mancais para o eixo e através da conexão de aterramento do rotor.

No entanto, ao projetar o rolamento de forma adequada, utilizando rolamentos híbridos ou cerâmicos, bem como escovas, filtros e anéis de aterramento, os engenheiros projetistas têm algumas opções para reduzir e evitar essas correntes indesejadas.

Em um estudo, os cientistas da TU Darmstadt compararam as correntes de rolamento para tipos de cabos com e sem blindagem em várias configurações de teste.

Triagem faz a diferença

Um critério decisivo é a seleção do cabo do motor correto – este foi o resultado de um estudo do Instituto de Conversão de Energia Elétrica da Universidade Técnica de Darmstadt, realizado com a cooperação da HELUKABEL. Os cientistas compararam as correntes de rolamento para tipos de cabos com e sem blindagem em várias configurações de teste. No processo, eles descobriram que as correntes de rolamento rotor-terra, em particular, podem ser significativamente reduzidas usando cabos blindados.

Os cabos blindados são um método simples e eficaz para proteger os rolamentos de contato de rolamento contra desgaste prematuro e falhas. Uma vantagem adicional: sua blindagem também evita radiação elétrica indesejada para outros dispositivos e, assim, contribui para a compatibilidade eletromagnética (EMC) de todo o sistema.

Em seus testes, a equipe da TU Darmstadt usou cabos de motor HELUKABEL do tipo TOPFLEX-EMV-UV-3 PLUS 2YSLCYK-J. Este cabo de blindagem dupla foi projetado para operação livre de interferências de conversores de frequência. Além disso, é resistente aos raios UV e às intempéries e, portanto, adequado para uso externo. A HELUKABEL oferece sua série TOPFLEX em várias versões de acordo com diferentes requisitos – e possui uma ampla gama de cabos servo e de feedback para a indústria e engenharia mecânica.

As correntes de rolamento causam crateras e os chamados riffles no rolamento de rolos, que se tornam perceptíveis com o aumento das vibrações e o desgaste ainda mais rápido.